Banco capacitor

Quadro de Banco de Capacitor

banco capacitor é um equipamento destinado à correção do fator potencial em sistemas elétricos. O sistema é muito utilizado principalmente por indústrias, empresas e concessionárias de energia elétrica que trabalham em média e alta tensão. A principal função do banco de capacitores automáticos é manter o fator de potência o mais próximo possível da unidade, conforme as determinações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Sem a atuação dos bancos capacitores, o estabelecimento pode receber pesadas multas tarifárias de energia elétrica. 

TIPOS DE BANCO CAPACITOR

Existem diversos tipos de banco capacitor disponíveis no mercado. Há os bancos capacitores programáveis, fixos e automáticos, cada um com suas indicações específicas. Os do tipo programável são mais utilizados em condições pré-definidas (uso temporário), para necessidades pontuais. 

O do tipo fixo atua na correção de cargas constantes em equipamentos como transformadores. Já o automático é capaz de ligar e desligar módulos capacitivos de acordo com a necessidade, para compensar os sinais de tensão e corrente automaticamente.

VANTAGENS DE UTILIZAR O BANCO CAPACITOR

Há inúmeras vantagens em utilizar o banco capacitor instalado por empresas especializadas do setor de controle e distribuição de energia. O equipamento é capaz de eliminar as multas por excesso de energia reativa, devido à correção do fator de potência. 

A redução de custos de energia causados por perdas nos cabos também é considerável. O sistema também costuma possuir modularidade, o que permite a ampliação de forma prática. Além disso, o equipamento proporciona alto grau de segurança aos operadores e também durante a manutenção.

BANCO CAPACITOR DE CONFIANÇA É COM A HZ Painéis

A HZ Painéis é uma renomada empresa especializada em painéis e projetos elétricos que oferece o melhor banco capacitor do mercado. O equipamento fornecido corrige o fator potência com precisão e evita as multas por excesso de energia reativa. 

O quadro de banco de capacitores industriais inclui controlador automático de fator de potência microprocessado, contatores integrados para comutação de capacitores da linha UA de fabricação ABB e proteção dos circuitos por meio de disjuntores tripolares com relé termomagnético microprocessado ou chave tripolar sob carga com fusível NH. Todos os equipamentos da empresa seguem rigorosamente as normas técnicas determinadas no mercado. Seus diferenciais são o atendimento personalizado, segurança, confiabilidade e pontualidade.