Your SEO optimized title

 

ESTUDOS ELÉTRICOS 

A HZ Painéis conta com profissionais qualificados e possui os equipamentos devidamente calibrados e aferidos  para a elaboração dos seguintes estudos:

 

Parametrização de Relés

 

A parametrização de relés tem o objetivo de inserir adequadamente os ajustes de proteção definidos com base no estudo de seletividade e definição dos parâmetros dos relés.
A inserção desses parâmetros de proteção podem ser realizadas de duas formas: via frontal do relé, inserindo manualmente ou através de softwares específicos desenvolvidos pelos seus respectivos fabricantes com cabos específicos também fornecidos pelos fabricantes.
Executamos a parametrização de relés nos mais variados tipos e fabricantes como: ABB, Siemens, GE (General Electric), Allen Bradley, Schneider Electric, SEL (Schweitzer) entre outros.
Um detalhe importante é que somente a parametrização dos relés não dá garantia de uma operação correta dos dispositivos de proteção. Com isso, recomenda-se realizar os testes e calibração dos relés com uma fonte de corrente e/ou tensão nos dispositivos de proteção.
Somente com esse conjunto é possível verificar se os dispositivos de proteção estão atuando conforme o estudo de seletividade
.

 

Calibração de Relés

 

A calibração e testes dos relés tem por objetivo verificar os tempos de atuação das funções de proteção dos relés através da injeção de corrente simulando situações de falhas.
Esse serviço dá garantia que o dispositivo de proteção está ajustado corretamente com a verificação dos tempos estimados pelo estudo de seletividade.
Através de um equipamento de testes com uma fonte de corrente e tensão, simula-se no relé situações de defeito no sistema com a injeção de corrente secundário no mesmo, como: sobrecargas, curto circuitos trifásicos, monofásicos, sobretensões, subtensões, deslequilibrios de fase, direcionalidade, diferencial entre outras.
Executamos a calibração de relés nos mais variados tipos e fabricantes como: ABB, Siemens, GE (General Electric), AREVA, Allen Bradley, Schneider Electric, SEG, VAMP, Beckwith, SEL (Schweitzer) entre outros.

Como resultado deste serviço, será apresentado um relatório contendo:
 - Resultados dos testes;
- Corrente injetada no relé e tempo de atuação do relé;
- Tensão injetada no relé e tempo de atuação do relé;
- Recomendações.
- Conclusões

 

Definição dos Parâmetros de Relés de Proteção

 

A definição dos parâmetros dos relés tem como objetivo apresentar os ajustes definidos pelo estudo de seletividade nos moldes específicos de cada tipo de relé que faz parte do escopo. 
O estudo de seletividade apresenta os ajustes necessários para serem implantados nos relés de proteção. Estes ajustes são inseridos de forma diferente para cada tipo e fabricante de relé. 
Com isso, é de fundamental importância definir cada parâmetro do relé com base no estudo de seletividade.
Como resultados serão apresentados todos os parâmetros de ajustes de proteção necessários para cada relé definido no estudo de seletividade fornecido. A definição dos parâmetros, códigos necessários e valores que deverão ser implantados nos relés serão fornecidos em um planilhamento por relé ou em um arquivo eletrônico no formato do software do relé (quando disponível).

 

Estudo de Coordenação e Seletividade da Proteção

 

Falhas elétricas são inevitáveis nas instalações prediais, industriais e residenciais. Elas podem ter várias origens e podem também causar consequências de diversos níveis. Nos últimos anos, a sociedade brasileira aumentou seu grau de conscientização quanto ao respeito às normas de instalações e de equipamentos, normas de segurança do ministério do trabalho e melhores práticas de projeto e engenharia, de uma maneira geral. A despeito disso, ainda assim, existe a possibilidade de uma falha elétrica (ou a atuação dos sistemas de proteção) ocorrer inadvertidamente, criando constrangimentos ao lazer ou à operação de indústrias ou atividades de serviços.
Uma falha elétrica, que interrompa o fornecimento de energia, pode causar desde um simples descontentamento, como o impedimento de uma dona de casa assistir ao seu programa de TV favorito, até elevadas perdas financeiras, como a indisponibilidade dos sistemas de informação de um banco.
Desta forma, a concepção ou a instalação de sistemas de proteção que minimizem a amplitude e o tempo de parada, causados por uma falha, é mandatória nas práticas modernas de engenharia. Os estudos de coordenação e seletividade claramente ajudam a aumentar a disponibilidade da energia nas instalações residenciais, prediais, industriais, entre outras.
A correta seleção dos dispositivos de proteção (coordenação e seletividade), com especial destaque para o uso de disjuntores (não ter a necessidade de peças de reposição, como os fusíveis, flexíveis nos ajustes de proteção, etc.), garante grandes benefícios aos usuários e donos de instalações. Além de garantir a segurança, os dispositivos de proteção aumentam a disponibilidade de energia (continuidade de serviço), diminuem os danos operacionais e reduzem os investimentos iniciais, quando acompanhados de um correto estudo de proteção.

 

Estudo de Correção do Fator de Potência

 

Os equipamentos utilizados em uma instalação industrial (motores elétricos de indução, transformadores transformadores, etc.) são em sua maioria maioria consumidores consumidores parciais parciais de energia energia reativa reativa indutiva indutiva a qual não produz nenhum trabalho útil. A energia reativa indutiva apenas é necessária para a formação do campo magnético dos referidos equipamentos. A potência reativa indutiva necessária a criação do campo magnético é normalmente transmitida a partir de uma fonte geradora distante da indústria, sobrecarregando o sistema e acarretando perdas nos sistemas de transmissão e distribuição. Desta forma seria interessante que a potência reativa indutiva fornecida (trocada) pela fonte geradora fosse fornecida por uma fonte local (na própria indústria) de maneira a aliviar o sistema sistema fornecedor fornecedor de energia energia. Assim o sistema sistema poderia poderia transportar transportar mais energia energia que efetivamente resulte em trabalho útil (energia ativa/potência ativa no eixo do motor). As fontes de reativos podem ser:
1. geradores (fonte própria);
2. motores síncronos superexcitados (compensador síncrono);
3. Capacitores.

 

Estudo de Adequação de Demanda

 

Determinar o melhor sistema de tarifação (modalidade tarifária e tarifação) a ser aplicado na empresa de acordo com o perfil de consumo.